Com a transformação digital, a expansão dos multicanais eletrônicos e sua constante evolução, há a emergência de os profissionais do varejo se atualizarem sempre de forma a integrar, em suas competências, conhecimentos em estratégias para estabelecer conexões mais assertivas. O reinventar desse profissional está interligado a sua capacidade de se adaptar ao novo mindset, que trará competência para criação de novas experiências de marketing para seus usuários cada vez mais multiconectados e exigentes. Dessa forma, esse profissional irá assegurar que empresas e varejo possam otimizar uma transformação conjunta e colaborativa, utilizando inteligência e tecnologia de dados para gerar diferencial competitivo e inovar de forma consistente e sustentável.
O objetivo geral do curso de MBA em marketing e varejo é o de capacitar o gestor para o desenvolvimento e a avaliação de planos de marketing para o varejo, destacando os contextos on-line e off-line, desenvolvendo competências que adicionem valor ao desempenho profissional, tanto da gestão estratégica do marketing como do gerenciamento da função de vendas para a entrega dos objetivos estratégicos do negócio.
Os egressos do MBA em marketing e varejo serão capazes de criar, empreender, planejar e gerenciar processos orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes e/ou consumidores, observando e antecipando as tendências. Especificamente, os egressos estarão preparados para desenvolver as seguintes competências e habilidades:
· Ter visão crítica e ampla da realidade econômica, política e cultural do ramo de varejo.
· Ter capacidade de fazer um estudo de viabilidade sob os aspectos financeiros, mercadológicos e organizacionais do fluxo de serviços no varejo.
· Elaborar estratégias de venda de acordo com as análises e observações realizadas.
· Elaborar táticas de venda de acordo com as necessidades da empresa.
· Desenvolver o e-commerce para varejo.
· Adaptar-se com facilidade às novas tendências da área de marketing local e global.
· Utilizar as ferramentas tecnológicas, conceituais, sociais e digitais disponíveis.
· Desenvolver planos de marketing estratégicos globais.
· Apresentar análise financeira e capacidade de inovação.
· Detectar novos mercados, aproveitando as oportunidades disponíveis e acompanhando a concorrência.
O curso é indicado para profissionais que já atuam nas áreas de marketing, inovação e finanças no varejo, e também para aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio, trocar o foco da carreira ou aprimorar seus conhecimentos.