As famílias contemporâneas constituem-se em locais privilegiados nos quais a pessoa em sua perspectiva existencial passa, aos poucos, a adquirir visibilidade e proteção desejadas. O horizonte patrimonialista, patriarcal e autoritário sobre o qual repousava o casamento durante séculos foi encoberto pelo pluralismo familiar, igualdade jurídica entre cônjuges, companheiros e entre filhos, liberdade de criação e de ruptura de vínculos, valorização do afeto e redefinição de papéis e de valores no ambiente familiar.
A repersonalização das relações de família exige um novo olhar sobre o tradicional deferimento dos direitos familiares e sucessórios, o que torna o presente curso uma excelente oportunidade para a busca do aprimoramento científico e profissional, teórico e prático, na área de Direito das Famílias e Sucessões.
Estudar os institutos familiaristas e sucessórios na perspectiva teórica e prática e analisar a atuação dos tribunais em direção à superação do arquétipo kantiano de realização da justiça apenas por meio de um ideal normativo, com vistas à realização da dignidade da pessoa humana e da solidariedade social.
O Curso de Especialização em Direito das Famílias e Sucessões pretende promover o aperfeiçoamento profissional através do desenvolvimento de capacidades e habilidades voltadas à análise crítica, interpretação e argumentação de textos jurídicos, legislação, jurisprudência, além da compreensão das novas formas de solução de conflitos familiares e sucessórios.
O curso destina-se a profissionais graduados em Direito.