Menu
O exercício físico vem ganhando destaque como parte do tratamento de diversas doenças. Tal fato torna-se notório visto a quantidade de pesquisas científicas publicadas nos últimos anos que mencionam essa intervenção como uma ferramenta eficaz no processo terapêutico. Para que seja realizada de forma correta, a intervenção com exercícios físicos no tratamento de doenças requer alto nível de conhecimento e especialização na fisiologia e prescrição do exercício físico, além do conhecimento técnico da doença – a nível fisiopatológico –, visto a necessidade de se respeitar o princípio da individualidade biológica e patológica. Nesse sentido, faz-se importante compreender que a fisiologia e a prescrição do exercício clínico é um mercado crescente, no meio científico e social, que carece de profissionais capacitados e instituições que possam atender essa necessidade de formação profissional. Portanto, este curso visa oferecer condições para que o aluno amplie seu conhecimento acerca do tema e possa aplicá-lo de forma prática, pautado em uma base teórica sólida, que permita consolidar sua atuação profissional.
Desenvolver base técnico-científica por meio do conhecimento teórico-prático da fisiologia do exercício clínico, a fim de preparar e instrumentalizar o profissional da saúde de forma autônoma, crítica, ética e construtiva na prescrição do treinamento para a saúde em geral
Profissional capacitado para a área da prescrição do exercício clínico e/ou esportivo, a partir da análise das respostas fisiológicas/bioquímicas relacionadas ao esporte e ao treinamento físico para atuação em escolas, academias, clubes esportivos, centros de treinamento físico e instituições de saúde, voltado para diferentes públicos-alvo.
Profissionais com formação superior na área da saúde, mais precisamente em educação física, fisioterapia, medicina e nutrição.