Logo UCSAL

Doutorado em

Políticas Sociais e Cidadania

Sobre o Curso

O Programa de Pós-Graduação Políticas Sociais e Cidadania – PPGPSC, de caráter acadêmico e interdisciplinar oferece cursos de Mestrado (desde 2006) e doutorado (desde 2015). Trata-se de um programa consolidado, com demanda regular desde a abertura dos cursos já titulou cerca de 250 Mestres e 30 Doutores.

O Programa tem como MISSÃO a formação interdisciplinar consistente de mestres e doutores sobre políticas sociais, com ênfase na mudança histórica, econômica, social e política e na espacialização que acompanham o desenvolvimento do capitalismo e os diferentes regimes de bem-estar, processos que exigem uma abordagem teórico-metodológica que favoreça o diálogo entre saberes (sociologia, economia política, antropologia, educação, saúde, psicologia, serviço social, direito e ciências políticas).

O PPGPSC/UCSAL tem como OBJETIVOS:

a) Oferecer formação teórico-metodológica de caráter interdisciplinar, qualificando profissionais para atuarem em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional, nos âmbitos do Estado, da Universidade, dos movimentos sociais e de organizações da sociedade civil.

b) Desenvolver pesquisas orientadas para conhecer, avaliar e atender às exigências implícitas à intervenção do Estado na área social, na garantia da seguridade social e civil, orientadas para o aperfeiçoamento da cidadania.

c) Fomentar o debate sobre o ciclo crítico do desenvolvimento contemporâneo, buscando atenuar riscos e desenvolver ferramentas analíticas que permitam a redução das desigualdades; a garantia dos direitos e a expressão da cidadania em suas distintas formas de manifestação e participação política.

d) Fomentar a cooperação nacional e internacional de forma a melhorar a produção científica e a qualidade das pesquisas docentes e discentes e permitir a mobilidade na formação.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA

As políticas sociais considerando a sua pluralidade de sentidos, suas perspectivas multidimensionais, em diferentes escalas e universos empíricos que conferem especificidades à interconexão entre Estado, sociedade e mercado e envolvendo debates entrecruzados de saberes originários de várias áreas do conhecimento. Contempla a crítica dos regimes de bem-estar social; os modos de organização do poder político e social; o modo como as políticas setoriais se constituem, suas lógicas, princípios, modelos e institucionalização e a capacidade política da sociedade (sujeitos históricos) em estabelecer mecanismos de produção e controle social dos bens públicos como direito(s) da cidadania.

A pesquisa no PPG está estruturada em três LINHAS DE PESQUISA, às quais se vinculam os projetos de pesquisa, os docentes, seus orientandos, teses e dissertações mantendo, neste caso, a flexibilidade necessária à atuação do docente em mais de uma Linha, quando o seu objeto de estudo e as articulações internas e externas a justificam.

A seguir são apresentadas as Linhas de Pesquisa:

1. Políticas sociais universais, institucionalização e controle.

A Linha Políticas Sociais Universais, Institucionalização e Controle abriga estudos e pesquisas que tematizam as características e especificidades das políticas sociais universais estruturadas nos sistemas de educação, direito, saúde, previdência, assistência, habitação e de segurança. Os modelos institucionalizados de gestão, monitoramento, avaliação dessas políticas, sua descentralização e os mecanismos de participação da sociedade civil na sua implementação e avaliação. Contempla ainda estudos e pesquisas voltados para a caracterização da demanda de cada uma delas e dos processos que as engendram e temas relacionados com o orçamento público, financiamento e concepção, gestão e avaliação das políticas sociais.

2. Estado, desenvolvimento e desigualdades sociais.

A linha Estado, Desenvolvimento e Desigualdades Sociais agrega estudos e pesquisas que discutem a questão da integração social e das políticas voltadas para o enfrentamento da pobreza, da segregação e da exclusão, como processos inerentes ao desenvolvimento do capitalismo. Neste sentido, visa produzir conhecimentos teóricos e empíricos sobre o caráter intervencionista do Estado, o que inclui esforços analíticos sobre pensamento social brasileiro [desenvolvimentista] e a análise das tensões entre a modernização econômica e a dinâmica das classes. Acolhe estudos e debates sobre as dinâmicas do mercado de trabalho e a reprodução da desigualdade e da pobreza; as formas de segregação e exclusão social sobre territórios (urbanos e rurais); o padrão desigual da estrutura socioeconômica brasileira, considerando a matriz hierárquica da estrutura de classes, a debates dessa linha contemplam, ainda, as repercussões da inserção brasileira (e latino-americana) na ordem mundial sobre os padrões de integração e modelos de bem.

3. Direitos sociais e novos direitos, construção de sujeitos e cidadania.

As pesquisas e estudos inseridos nesta linha remetem a) aos direitos sociais instituídos como direitos fundamentais, a sua efetividade através das políticas sociais e o debate em torno do processo de judicialização da política; b) às identidades (gênero, orientação sexual, raça; geração e deficiência), a construção de sujeitos e projetos emancipatórios e sua relação com a conquista de novos direitos; c) aos direitos e políticas sociais focalizados em segmentos específicos da população, definidos em função da idade, do sexo, da raça/etnia, e de outros marcadores sociais; d) a conquista e efetividade das novas dimensões/gerações de direitos e, e) pesquisas e estudos que focalizem os movimentos sociais; a cidadania e o controle social da ação do Estado.

Mensalidade por:

R$3.143

*Consulte o edital.

Área de Conhecimento:

Modalidade:

Nível de Ensino:

Período:

Coordenação:

Compartilhe com seus amigos:

Depoimentos de alunos

Marcella-Pinto

Marcella Pinto

Aluno(a) do curso

É uma grande satisfação fazer parte do Programa de Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador – UCSAL. A abordagem interdisciplinar do programa com a integração de diferentes perspectivas e metodologias tem me capacitado a abordar os complexos desafios das políticas sociais de maneira mais efetiva, ampliando a minha compreensão e preparo para enfrentar as questões sociais atuais. Sem dúvida, os conhecimentos e experiências adquiridos continuarão a moldar minha trajetória profissional de forma positiva, como advogada, professora e pesquisadora.
Matheus-Martins

Matheus Martins

Aluno(a) do curso

Escolhi o Programa de Políticas Sociais e Cidadania da UCSAL pelos professores de referência em suas respectivas áreas, voltados para uma academia viva para o público que mais precisa dela, as minorias sociais. O curso me possibilita uma visão de mundo mais apurada e fundamentada para compreender nossos dilemas sociais, de maneira substancial. Tudo que desenvolvo como profissional do Direito e, principalmente, como ativista pela causa das pessoas com deficiência, está associado ao caráter formativo deste programa, que me deu os elementos das inferências que faço hoje, seja nos espaços representativos de poder, seja no acesso à justiça e cidadania, ou seja nas contribuições teóricas e acadêmicas dos temas para o futuro, como a agenda 2030 da ONU.
Leonardo-Santos

Leonardo dos Santos

Aluno(a) do curso

O programa tem contribuído muito por estar ampliando os meus conhecimentos sobre a questão social e sobre como precisamos viver e desenvolver uma sociedade mais igualitária. Isso tem me tornado uma pessoa melhor e mais consciente do meu papel enquanto cidadão. Além disso, o perfil interdisciplinar do programa, é extremamente interessante, por permitir a troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes áreas, fazendo com que criemos um entendimento maior sobre as perspectivas sociais a partir de variadas perspectivas.

Cursos Relacionados

Estrutura do Campus

Inscrições encerradas!
Novas inscrições em breve.

Logo UCSAL
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar