Este curso oferece uma compreensão aprofundada da relação entre neurociência e educação, explorando as bases neurais da aprendizagem, da memória e do comportamento. Ainda, aborda a estrutura e a função dos neurônios, dos mecanismos de transmissão sináptica, do desenvolvimento e da plasticidade neural, e o impacto dos sistemas neuroendócrinos no comportamento humano. O programa também analisa os processos de crescimento, maturação e desenvolvimento humano, investigando os mecanismos neurobiológicos e psicológicos envolvidos na aquisição de habilidades motoras, além do desenvolvimento motor, cognitivo e social ao longo das diferentes fases da vida. Discute os processos cognitivos e suas bases neurobiológicas, os transtornos do desenvolvimento e suas implicações educacionais, bem como estratégias psicopedagógicas para a identificação e a intervenção em dificuldades de aprendizagem. Além disso, concentra-se na implementação de metodologias de ensino que promovam a participação ativa e o engajamento dos alunos, utilizando dinâmicas de grupo para fomentar a aprendizagem colaborativa e desenvolver atividades adaptadas ao contexto educacional e às necessidades dos alunos.
Especializar profissionais na compreensão e na aplicação dos princípios da neurociência, proporcionando uma base teórica e prática sólida para otimizar processos de aprendizagem, desenvolvimento motor, cognitivo e social, e para lidar com transtornos e dificuldades de aprendizagem.
O egresso do curso será um profissional com uma compreensão abrangente das interações entre neurociência e processos educativos. Estará capacitado para aplicar teorias e práticas relacionadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e social, bem como para identificar e intervir em transtornos e dificuldades de aprendizagem. Além disso, terá habilidades para implementar estratégias de aprendizagem ativa e metodologias inovadoras em diversos contextos educacionais, contribuindo significativamente para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
Profissionais da área da saúde, educação e psicopedagogia, bem como graduados em áreas relacionadas ao desenvolvimento humano e à neurociência, que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a aplicação da neurociência na educação. O curso é direcionado a aqueles que buscam melhorar suas práticas pedagógicas e desenvolver intervenções eficazes para dificuldades de aprendizagem.