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A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.
Especializar professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização e letramento, destacando a importância da função social da leitura e da escrita para crianças, jovens e adultos. Apresentar, por meio de ferramentas teóricas e práticas, dois conceitos distintos que devem ser articulados em uma metodologia que alfabetize letrando.
O curso de pós-graduação em alfabetização e letramento e a psicopedagogia Institucional forma especialistas que compreendem as aproximações e os distanciamentos entre os conceitos de alfabetização e letramento e que defendem o processo educativo de alfabetizar letrando. Os egressos do curso são profissionais aptos a atuar nos processos de alfabetização e letramento que envolvam crianças, jovens ou adultos.
Graduados em pedagogia e áreas afins que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre a alfabetização e o letramento de crianças, jovens e adultos.