Menu
O Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC), da Universidade Católica do Salvador, foi criado em 2004. Neste tempo de existência, formou cerca de 200 mestres e 60 doutores, contribuindo, assim, para ampliar o número de pós-graduados na Bahia. Também incrementou a produção e a difusão de conhecimento científico, interdisciplinar, sobre a temática família, tanto no Estado, quanto no Brasil e em outras partes do mundo. Isto se deu como resultado da formação de profissionais/acadêmicos oriundos tanto da capital (Salvador), quanto do interior da Bahia e de outros Estados (Alagoas, Sergipe), assim como por meio das redes estabelecidas com pesquisadores nacionais e internacionais. O PPGFSC gerou conhecimento sobre a realidade local e nacional sobre família e possibilitou a comparação e o intercâmbio com contextos familiares presentes em outros países.
O Programa nasceu de uma proposta de se tomar a família como objeto de estudo nas suas várias dimensões e, sobretudo, valendo-se de uma abordagem multirreferencial. Foram mobilizadas áreas específicas do saber, a fim de possibilitar um conhecimento do estado da arte relevante. A partir da identificação de temas, objetos e problemáticas importantes para o campo de estudos de família (em suas apropriações na pesquisa, no ensino e na extensão universitárias), os pesquisadores vinculados ao PPGFSC (Família na Sociedade Contemporânea) se debruçaram sobre aquilo que viria a conferir a sua especificidade: as transformações pelas quais passam as famílias contemporâneas, abordadas em perspectiva interdisciplinar, partindo de categorias analíticas para a construção de metodologias e epistemologias que as concebem como objeto. Neste sentido, a formação oferecida na pós-graduação não perde de vista a importância de uma contribuição voltada para a prática, seja mediante o desenvolvimento de um senso crítico que pode colaborar na reorientação de modelos assistenciais elaborados para famílias, seja no olhar e escuta delas e na resolução de conflitos no sistema jurídico. Assim, a interdisciplinaridade também tem preparado profissionais para atuar com competência na resolutividade de situações sociais.
A escolha do forte investimento no diálogo acerca do tema família orquestrado entre os estudos antropológicos, sociológicos, psicológicos, jurídicos, historiográficos, filosóficos e de saúde pública foi responsável pelo desenho interdisciplinar que assumimos para o Programa. Esse desenho vai se refazendo no próprio bojo da produção do corpo docente e discente, permitindo uma avaliação desse percurso, mas também criando espaços para novos diálogos, ampliando debates metodológicos e proporcionando impactos sociais relevantes, tanto em nível estadual quanto nacional.
Cabe destacar que a produção e os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGFSC têm impactado na compreensão do fenômeno família contemporânea, colaborando, portanto, na elaboração e divulgação de conhecimentos acadêmico-científicos cujos conteúdos compõem os bancos de dados em nível avançado no sistema da pós-graduação brasileira.
*Consulte o edital.