Os dois anos de pandemia impactaram bastante na formação de psicólogos, dado que as restrições de atendimento presencial tiveram demora em serem regularizados e, depois disso, o tele-atendimento foi ofertado a populações que tinham equipamentos e conexões que o suportassem.
É sabido que a modalidade remota veio para ficar nas práticas clínicas do psicólogo, mas não substitui a modalidade presencial – nem é esse seu objetivo. Pensando nos graduados que desejam aprimorar sua experiência em práticas clínicas diversas – acolhimento, avaliação, psicoterapia, orientação – concebemos esta especialização que, além de seus módulos teóricos, apresenta prática de estágio supervisionada, todas presenciais.
Vale destacar que todos os professores supervisores são todos profissionais com experiência em clínica e supervisão, mestres e doutores e com referenciais teóricos diversificados, o que oferece ao aluno a possibilidade de desenvolver sua escuta clínica, construir projetos terapêuticos e exercitar seus fazeres, sempre norteado pela ética e o compromisso que a clínica requer com a Reforma Psiquiátrica.
Especializar os profissionais em práticas da psicologia clínica.
Ser capaz de acolher, avaliar e desenvolver ações no campo da psicologia clínica, em particular em práticas alicerçadas nos preceitos da Reforma Psiquiátrica, respeitando os princípios éticos da psicologia como profissão. As competências em práticas clínicas voltam-se para espaços tais como CAPS, ONGS, serviços de acolhimento e acompanhamento psicológico.
Psicólogos (as) com CRP (Conselho Regional de Psicologia) ativo.