Menu
O curso de Especialização em Docência e Gestão Escolar pauta-se nos Pilares da Educação para o século XXI, ou seja, visa instrumentalizar o profissional da educação, docentes e gestores escolares, para as novas demandas que envolvem o processo educativo, tendo visando o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao cenário sócio educacional da contemporaneidade.
Diante desta perspectiva será ofertado aos cursistas um elenco de disciplinas comuns que totalizam uma carga horária de 265 horas/aula. Este eixo comum visa a ressignificação de conhecimentos teóricos e básicos, bem como o repensar de ações adotadas na dinâmica escolar, a fim de reconhecer os desafios e perspectivas da atuação profissional, propondo uma formação continuada dos profissionais em educação no que tange aos aspectos metodológicos, didáticos, avaliativos, interpessoais e identitários destes profissionais.
O curso de especialização em Docência e Gestão Escolar apresenta duas ênfases visando o pleno exercício da Docência nos mais diversos cenários educativos, pautando-se: nos fundamentos e metodologias, na legislação educacional, nos documentos norteadores dos atuais processos educativos, na produção de recursos didáticos, no novo perfil profissional atrelado às NTIC, uma vez que o contexto educacional é o lócus de atuação, investigação e reflexão de diversos aspectos inerentes a esta atuação profissional. A ênfase em Gestão Escolar pauta-se nos princípios, como: fundamentos da gestão, gestão financeira, avaliação institucional entre outros, perfazendo um total de 80 horas/aula cada ênfase, totalizando um curso de especialização de 365 horas/aula. Caso o cursista queira, poderá optar por realizar as duas ênfases, realizando sua totalização de um curso com 465 horas/aula.
– Contribuir para a formação continuada de professores para a prática docente e gestão educacional;
– Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação a prática docente e gestão educacional a partir do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTDIC) nos processos educativos;
– Compreender o papel do docente e do gestor escolar nos processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.
O perfil dos alunos egressos são profissionais da Educação Básica, como: professores, coordenadores e gestores escolares que visam uma formação continuada nas suas respectivas áreas de atuação profissional, dentre outros profissionais que visam ingressar na área educacional.
Docentes da Educação Básica e Gestores Escolares da Educação Básica.