CURSO DE GASTRONOMIA EM SALVADOR

Matrícula

R$: 199,00

Tipo do curso

Tecnológico

Duração

2 anos (4 semestres)

Turno

Matutino

SOBRE O CURSO

Nunca esteve tão em alta falar sobre gastronomia, mas qual o real significado desta palavra que já faz parte do dia a dia do brasileiro? Ela na verdade tem um sentido muito amplo. Refere-se a tudo aquilo que envolve o comer, desde traços culturais e históricos para definir o que se entende por alimento, passando pelo plantio de insumos, atividades econômicas, e de gestão até chegar propriamente a questões que perpassam a harmonia de sabores, noções de química, física e também de matemática na elaboração dos pratos e sinestesia e regras de etiqueta durante a degustação destes produtos.

Este complexo universo vem seduzindo um número cada vez maior de pessoas. Elas querem entender mais sobre a comida e o comer. Na contemporaneidade nunca se produziu tanto conteúdo sobre alimentação. São inúmeros livros, websites, revistas e programas, tanto na televisão quanto na internet. Um público exigente e informado demanda um mercado mais bem preparado. Os cursos tecnológicos em gastronomia surgem com o intuito de preparar os novos profissionais deste mercado. É preciso estudar o campo com foco em todas as suas nuances para garantir um diferencial neste competitivo cenário que envolve, entre outros assuntos ligados às disciplinas de práticas gastronômicas, técnicas de cozinha nacional e internacional, além de critérios de aquisição, manipulação, armazenamento e conservação de alimentos.

Áreas de Atuação

A Universidade Católica do Salvador é referências em educação e formação no mercado baiano. O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UCSal tem a missão de formar pessoas aptas a buscar a excelência nas distintas fases dos serviços de alimentação.

Profissionais prontos para idealizar, planejar, prestar consultoria, gerenciar e preparar iguarias gastronômicas levando em conta aspectos históricos, socio-culturais, econômicos e nutricionais, aliando-os à criatividade e também à qualidade. Questões essenciais na constituição da profissão capaz de transformar o alimento em arte.