CURSO DE FILOSOFIA EM SALVADOR

Matrícula

R$: 199,00

Tipo do curso

Bacharelado

Duração

3 anos (6 semestres)

Turno

Matutino

SOBRE O CURSO

Os principais objetivos do curso são:

– Promover a iniciação ao questionamento meditativo do sentido dos fenômenos, a fim de capacitar o discente para posicionar-se com profundidade reflexiva, discernimento e coerência face aos problemas e desafios lançados pela existência.

– Aprofundar a reflexão sobre os problemas filosóficos do pensamento contemporâneo, para habilitar a uma leitura e compreensão críticas da realidade.

– Incentivar o aprofundamento do exercício do senso crítico próprio à reflexão filosófica, de modo que a prática e a investigação do futuro bacharel venha a contribuir para a transformação de estruturas socioculturais que impedem a promoção da vida humana nos seus vários níveis.

– Promover a iniciação nas principais linhas de pensamento e áreas temáticas da tradição filosófica, de modo que o futuro bacharel tenha à sua disposição uma sólida formação para suas atividades profissionais.

– Capacitar para a prática da pesquisa em Filosofia, pelo domínio dos conceitos e exercício da análise, interpretação e comentário do texto filosófico, segundo os procedimentos hermenêuticos.

Áreas de Atuação

O Curso de Bacharelado deve caracterizar-se principalmente pela pesquisa, em geral direcionada aos futuros programas de pós-graduação em Filosofia, bem como ao magistério superior. A sólida formação do bacharel o credencia preferencialmente para a pesquisa acadêmica e, eventualmente, para a reflexão transdisciplinar (neste caso, adicionando à sua formação habilitações suplementares).

Pensar o desenvolvimento das competências do profissional formado no Bacharelado em Filosofia é pensar um perfil amplo, que deve englobar capacidades e qualificações que garantam a possibilidade da realização pessoal e profissional.

Tendo-se formado em Filosofia, o bacharel estará habilitado a realizar ingerências capazes de cooperar profissionalmente em diversas áreas do saber e do mundo do trabalho, tais como: competências técnicas, competências pedagógicas, competências sociais, competências em recursos humanos.