CURSO DE ENFERMAGEM EM SALVADOR

Matrícula

R$: 199,00

Tipo do curso

Bacharelado

Duração

4 anos e meio

Turno

Matutino

SOBRE O CURSO

O Curso de Enfermagem tem como objetivo formar profissionais que desenvolvam a práxis comprometidos com as necessidades de saúde da população, revelando competência em seu desempenho, autonomia, iniciativa, ética, racionalidade crítica e reflexiva, e que contribuam para a busca de soluções para os problemas de saúde da população, através de um trabalho humanizado e articulado com os demais componentes da equipe de saúde.

Objetivos Específicos

Formar o enfermeiro generalista com capacidade para compreender e atuar nas dimensões do cuidado de enfermagem nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.
Qualificar o enfermeiro para atuar em equipe multiprofissional, desenvolvendo ações intersetoriais e buscando a integralidade da atenção à saúde individual e coletiva.
Preparar o enfermeiro para atender às necessidades de produção, renovação e atualização do conhecimento, através da pesquisa, ensino e extensão, visando contribuir para a ampliação do atendimento à população.
Instrumentalizar o enfermeiro para as ações pedagógicas em curso no âmbito da educação básica, da educação profissional em enfermagem e da educação permanente, voltadas para os membros da equipe de saúde e para a população.
Formar profissionais aptos a tomar decisões nos planos da assistência, do gerenciamento e da administração de recursos e de informações, capazes de atuar como empreendedores, gestores e educadores.

Áreas de Atuação

O Enfermeiro pode atuar em diversas áreas, como gestão do sistema e gerência de Unidades de Saúde, cuidado direto ao paciente nos diversos níveis de complexidade, terapias alternativas, ensino e pesquisa, assessorando grupos comunitários no desenvolvimento de uma visão científica, e na formação de uma consciência sanitária, social e política.

O enfermeiro possui quatro grandes campos de atuação: ensino, pesquisa, atenção saúde e a gestão. No ensino o enfermeiro atua no exercício da docência em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu nas instituições de ensino superiores públicas e privadas. O enfermeiro pesquisador desenvolve estudos científicos nas instituições de ensino, em grupos de pesquisa, orientação de projetos de pesquisa e integra o corpo editorial de revistas.

Na atenção a saúde atua em diversas especialidades, a exemplo: Centro Cirúrgico e Centro de Material, Nefrologia, Oncologia, Cardiologia, Assistência à mulher, à Criança e Adolescente, ao Adulto, ao Idoso, Terapia Intensiva, Emergência, Enfermagem do Trabalho, Estratégia em Saúde da Família, relacionando-se com as demandas do mercado de trabalho. Nas instituições de saúde, lida com pesquisa clínica e estudos de evidência científica em enfermagem. Realiza o Processo de enfermagem através da Consulta de Enfermagem, do Diagnóstico de Enfermagem e, do Planejamento da Assistência nos cuidados diretos a pacientes no processo saúde-doença, na atenção básica, e na média e alta complexidade. Ainda na atenção básica, realiza prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública.

Na gestão atua no gerenciamento do serviço de enfermagem em instituições de saúde e de ensino, públicas, privadas com atividades como: planejamento e avaliação de serviço; consultoria, auditoria.